quinta-feira, 25 de junho de 2009
Que meninos...
Mas que meninos bem comportados vocês são...pedi para não me dizerem nada durante dois dias e foi isso mesmo que vocês fizeram!
Nem um comentário para alegrar aqui o bicho mau...
Isto está bonito!
Abreijos
João
terça-feira, 23 de junho de 2009
Ventos fortes e tempestade...
Estou num daqueles dias, em que não me apetece falar de nada com ninguém!
Ando com uma telha que não posso, só o simples facto de ver as pessoas (quem quer que seja) apetece-me começar logo a desatinar.
Tenho tanta coisa para fazer, mas o meu pensamento não está cá...
Enfim, não estou!
Mas, de uma forma ou de outra as coisas hão-de melhorar. Melhores dias virão!
Desculpem o desabafo, mas teve mesmo de ser...
P.S - E querem fazer um favor a vocês mesmos? Não apareçam à minha frente nos próximos dois dias!
terça-feira, 9 de junho de 2009
Hummm...
segunda-feira, 8 de junho de 2009
E toma lá...
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Aventuras e desventuras na Suíça!
Olá amigos,
Para ser franco já tinha saudades de aqui escrever umas linhas, mas como estive de férias, foram férias até ao...último dia!
Para ser franco já tinha saudades de aqui escrever umas linhas, mas como estive de férias, foram férias até ao...último dia!
Espero que esteja tudo bem com vocês, onde quer que se encontrem, quer em Portugal ou noutra qualquer parte do mundo.
Regressei da Suíça no passado dia 26 de Maio com a Miss Relógio Suíço e o pequeno João Tomás e vou aqui deixar um pouco do que foi esta maravilhosa semana por terras Helvéticas.
Antes de mais, queria deixar um grande (muito grande, mesmo) OBRIGADO a todas as pessoas que conhecemos via CouchSurfing e que nos colocaram as suas casas à nossa disposição, para que pudéssemos lá dormir, cozinhar, etc,etc.
Outro grande abraço para o homem responsável pelo blogue Sonhos Milka que teve a paciência de nos aturar por algumas horas ;)
Tivemos pena de não nos podermos encontrar com mais nenhum dos leitores deste blogue, ora por não conseguirmos conciliar horários ou por outras razões que, perfeitamente entendemos.
Mas certamente, outras oportunidades vão surgir!
Vamos então agora dar uma olhadela no que foi a nossa viagem...
Partimos de Lisboa no passado dia 20 de Maio e devo dizer que tivemos que levantar o rabinho bem cedo da caminha, pois tínhamos de estar no Aeroporto pelas 07H00 da matina.
Tínhamos o voo EZS 1448 da Easyjet marcado para as 09H00, mas que saiu com 70 minutos de atraso...
Não é muito habitual (pelo menos nunca me tinha acontecido) um atraso destes por parte da Easyjet, já tendo feito uma reclamação sobre o mesmo.
Com um pouquinho de sorte, oferecem-me uma viagem grátis para se redimirem do sucedido :)
Devo dizer que a viagem até à Suíça correu muito bem, tendo só apanhado um pouco de turbulência ao chegar a Genebra.
Mas de todas as viagens que fiz de lá e para lá, sempre apanhei turbulência quer a aterrar que a levantar, por isso já estou habituado.
Já em terras Suíças é tempo de fazer o levantamento do carro de aluguer e é aqui que começa o meu espanto em pequenas (GRANDES) coisas...
Depois de apresentar a reserva do carro, sou informado pela funcionária da Europcar que infelizmente não era possível fazerem-me a entrega da categoria de carro que eu tinha reservado, porque não tinham semelhante categoria.
E eu a ver que tinha de começar a mandar umas daquelas palavras menos bonitas para a menina, mas ela foi muito rápida a dizer que não tinha nada que me preocupar, pois se não tinham aquela categoria de carro, seria entregue um carro de categoria superior e pelo mesmo preço.
Ou seja... encomendei um carro económico e sou presenteado com um WW Golf novo modelo, 18.000 Km a cheirar a novo com ar condicionado pelo preço de um Peugeut 107.
Selo (vinheta) para as auto-estradas incluído gratuitamente! Só visto, levo um carro melhor, pago o mesmo e ainda não cobram a vinheta...
E como uma imagem vale mais do que mil palavras, aqui fica o bichinho!
Devo dizer que este Golf é muitíssimo completo, tanto a nivel de equipamento de série como a nível mecânico, é igualmente muito económico, fazendo médias de 5,0L aos 100 Km.
Isto claro está, se a velocidade for cumprida ;)
Já na estrada de GPS a funcionar, somos levados até Lausanne onde passamos uma fantástica tarde com o Sonhos Milka e a sua mãe que se encontrava a passar lá uns dias de férias.
Algumas fotos da tarde, para que conste do registo fotográfico.
Na hora da despedida do Sonhos Milka, chegámos à conclusão que a mãe dele iria apanhar avião para Portugal no mesmo dia que nós e que o Check-in seria mais ao menos na mesma altura, ficando desde já prometida uma boleia para o dia 26 de Maio de Laussane até Genebra.
Voltámos então para trás até Yverdon, pois seria aí que iríamos ficar a primeira noite.
Ficámos em casa da Laure-Anne e o namorado da irmã dela, era (imaginem)...Português!
Foi uma noite muito bem passada falando-se Português, Francês e Inglês.
De manhã e depois das despedidas, foi tempo de partir para Berna onde a Lee nos esperava.
Já na estrada, tempo para apreciar a magnifica paisagem e andar devagar, pois na Suíça existem mais radares que placas informativas :)
Já em Berna e depois de um almoço em casa da Lee , fomos então passear num belo parque existente perto da casa dela.
Algumas fotos para partilhar igualmente com vocês!
Depois de um jantar com a família da Lee (Portuguese food) outra alegre noite estava para vir, com conversas novamente em Português, Inglês e Francês :))
De manhã aproveitámos para dar uma volta pela parte velha da cidade e tirar mais algumas fotos.
Deixo aqui uma que gostei particularmente e que (quanto a mim) ficou muito bem!
Eram então horas de partir em direcção a Bremgarten, onde a Família Straber nos aguardava.
Gostava de fazer um pequeno comentário sobre o que é conduzir na Suíça, pois embora tenha já mais de 2 milhões de quilómetros feitos em toda a minha vida profissional, nunca, mas nunca me senti tão bem a conduzir como na Suíça, não sei se será por causa de estar de férias e relaxado, ou se é mesmo por causa do civismo que reina naquelas estradas.
Voltando a Bremgarten é a típica aldeia Suíça, pequenina, mas com tudo que é necessário para se viver confortavelmente e em tranquilidade.
O sorriso que recebo a chegar a casa deste casal é reconfortante e representativo do lema do Couchsurfing "criar um mundo melhor, um sofá de cada vez" pois somos rapidamente integrados no seio da sua família e deixamos de ser visitantes, para por momentos fazer parte dela.
Somos convidados a jantar a comida que eles prepararam e de um momento para o outro, quando demos conta eram já quase uma da manhã!
De manhã levantámos o bumbum bem cedo pois fomos fazer uma visita a Zurique, onde infelizmente não nos conseguimos encontrar com a Guida :(
Desta visita a Zurique, ficam aqui igualmente algumas fotos.
Depois de uma manhã passada em Zurique é tempo de regressar a Bremgarten, pois os nossos amigos tiraram a tarde para irem passear connosco.
E na realidade foi um magnifico passeio pois fomos até Schaffhausen e somos contemplados com esta pequena maravilha...
Depois regressámos a Brengcarten para mais uma noite de alegre convívio e salutar harmonia "familiar", desta vez com um típico prato português para o jantar.
Na manhã seguinte, este casal voltou a tirar o dia para passear connosco (foram na realidade incensáveis e espectaculares) e desta vez tínhamos muitos mais quilometros para fazer...
Despedimos-nos de Brengcarten e partimos em direcção a Luzern, onde aconteceu o único percalço da nossa viagem, a nossa máquina fotográfica devido ao calor que estava, decidiu ir tomar banho ao rio!
Lá foi uma máquina com quatro meses ao charco :(
Mas o casal Strebel continuou a tirar fotos com a máquina deles e depois enviou por e-mail :)
Saindo de Luzern, fiquei supreendido (alegremante) com a beleza da paisagem, dirigimo-nos para sul em direcção a Brienz passando por uma cadeia montanhosa pura e simplesmente linda de morrer!
De Brienz seguimos até Interlaken, Grindelwald e aqui despedimos-nos deste fantástico casal.
Foi na realidade um momento triste, pois foram umas pessoas que pela sua humildade, simplicidade e amizade nos surpreenderam pela positiva.
Mas, tínhamos ainda alguns quilómetros a percorrer até Sion onde éramos esperados pelo casal Fabienne e Daniel .
Conduzi desde Grindelwald até Kandersteg e aqui penso que a Miss Relógio Suíço perdeu o medo que tinha de passar por dentro de um túnel!
Colocamos o carrito dentro do comboio e lá fomos nós até Goppenstein, alegres e felizes da vida dentro de um túnel completamente escuro como o breu :)))
Depois foi sempre a andar até Sion, onde um calor abrasador nos perseguia!
Quem lá estava nesta altura sabe perfeitamente ao que me refiro, contrariando algumas vozes que diziam que a nossa presença iria trazer mau tempo...
Depois de sermos calorosamente recebidos pela Fabienne e pelo Daniele passamos um pouco na cavaqueira e fomos dormir cedo, porque o "Little John" estava mais para lá do que para cá!
Na manhã seguinte fui resolver o problema da máquina fotográfica e aproveitar o facto de na Suíça o IVA ser de 7,6 % :))
Depois, partimos então em direcção às montanhas da região e fomos visitar Evolène, La Tour, La Gouille e Arolla, onde a cerca de 2300 metros de altitude, estavam uns "fresquinhos" 29 graus de temperatura!
Estava-se a instalar em nós, aquela sensação de tristeza, pois no dia seguinte estaríamos em Portugal.
No dia seguinte, passámos então por Laussane para dar uma boleia á mãe do Sonhos Milka (avó postiça do João Tomás) e foi altura de nos fazermos á pista.
Como já disse anteriormente, foi uma descolagem um pouco atribulada, com imensa turbulência e o sinal de cintos de segurança colocados, acesso por mais de 45 minutos!
Mas depois de duas horas de viagem, é sempre bom rever esta imagem, que nos faz imediatamente sentir em casa...
Algumas notas finais...
Esta viagem serviu, para além de carregar baterias, para ter um conhecimento real do que era este país, nunca sendo minha ideia, ir desta vez para procurar trabalho.
Assim sendo, a Suíça é um país que corresponde às nossas expectativas, limpo, organizado e onde se vê que as coisas funcionam, onde se pagam impostos mas que se sabe para onde eles vão!
É igualmente um país que gostei, ao qual penso regressar em breve para quem sabe começar uma nova vida e proporcionar ao meu filho e esposa a qualidade de vida que nunca terão em Portugal.
Acreditem que não vejo a mudança de país como uma forma de ganhar mais dinheiro, mas sim como a oportunidade de encontrar a qualidade de vida que todos, como seres humanos, merecemos e não encontramos em Portugal!
Serei eu um sonhador...
Por estranho que pareça, e em jeito de brincadeira, no fim da minha viagem por terras Suíças foi-me aberta a porta, para um possível futuro emprego no país do chocolate, mas esse assunto vai ainda ser discutido em Lisboa nos próximos dias...á volta de umas sardinhas assadas!
Quando menos se espera, as oportunidades aparecem.
Agradeço a todos a paciência que tiveram para ler este enorme testamento, mas achei que deveria partilhar convosco, de forma detalhada esta nossa viagem.
É por isso que criei um blogue, é por isso que vocês cá vêm de vez em quando!
Mais uma vez um grande MUITO OBRIGADO a todos os membros do projecto CouchSurfing que contribuíram na realização desta viagem!
Regressei da Suíça no passado dia 26 de Maio com a Miss Relógio Suíço e o pequeno João Tomás e vou aqui deixar um pouco do que foi esta maravilhosa semana por terras Helvéticas.
Antes de mais, queria deixar um grande (muito grande, mesmo) OBRIGADO a todas as pessoas que conhecemos via CouchSurfing e que nos colocaram as suas casas à nossa disposição, para que pudéssemos lá dormir, cozinhar, etc,etc.
Outro grande abraço para o homem responsável pelo blogue Sonhos Milka que teve a paciência de nos aturar por algumas horas ;)
Tivemos pena de não nos podermos encontrar com mais nenhum dos leitores deste blogue, ora por não conseguirmos conciliar horários ou por outras razões que, perfeitamente entendemos.
Mas certamente, outras oportunidades vão surgir!
Vamos então agora dar uma olhadela no que foi a nossa viagem...
Partimos de Lisboa no passado dia 20 de Maio e devo dizer que tivemos que levantar o rabinho bem cedo da caminha, pois tínhamos de estar no Aeroporto pelas 07H00 da matina.
Tínhamos o voo EZS 1448 da Easyjet marcado para as 09H00, mas que saiu com 70 minutos de atraso...
Não é muito habitual (pelo menos nunca me tinha acontecido) um atraso destes por parte da Easyjet, já tendo feito uma reclamação sobre o mesmo.
Com um pouquinho de sorte, oferecem-me uma viagem grátis para se redimirem do sucedido :)
Devo dizer que a viagem até à Suíça correu muito bem, tendo só apanhado um pouco de turbulência ao chegar a Genebra.
Mas de todas as viagens que fiz de lá e para lá, sempre apanhei turbulência quer a aterrar que a levantar, por isso já estou habituado.
Já em terras Suíças é tempo de fazer o levantamento do carro de aluguer e é aqui que começa o meu espanto em pequenas (GRANDES) coisas...
Depois de apresentar a reserva do carro, sou informado pela funcionária da Europcar que infelizmente não era possível fazerem-me a entrega da categoria de carro que eu tinha reservado, porque não tinham semelhante categoria.
E eu a ver que tinha de começar a mandar umas daquelas palavras menos bonitas para a menina, mas ela foi muito rápida a dizer que não tinha nada que me preocupar, pois se não tinham aquela categoria de carro, seria entregue um carro de categoria superior e pelo mesmo preço.
Ou seja... encomendei um carro económico e sou presenteado com um WW Golf novo modelo, 18.000 Km a cheirar a novo com ar condicionado pelo preço de um Peugeut 107.
Selo (vinheta) para as auto-estradas incluído gratuitamente! Só visto, levo um carro melhor, pago o mesmo e ainda não cobram a vinheta...
E como uma imagem vale mais do que mil palavras, aqui fica o bichinho!
Devo dizer que este Golf é muitíssimo completo, tanto a nivel de equipamento de série como a nível mecânico, é igualmente muito económico, fazendo médias de 5,0L aos 100 Km.
Isto claro está, se a velocidade for cumprida ;)
Já na estrada de GPS a funcionar, somos levados até Lausanne onde passamos uma fantástica tarde com o Sonhos Milka e a sua mãe que se encontrava a passar lá uns dias de férias.
Algumas fotos da tarde, para que conste do registo fotográfico.
Na hora da despedida do Sonhos Milka, chegámos à conclusão que a mãe dele iria apanhar avião para Portugal no mesmo dia que nós e que o Check-in seria mais ao menos na mesma altura, ficando desde já prometida uma boleia para o dia 26 de Maio de Laussane até Genebra.
Voltámos então para trás até Yverdon, pois seria aí que iríamos ficar a primeira noite.
Ficámos em casa da Laure-Anne e o namorado da irmã dela, era (imaginem)...Português!
Foi uma noite muito bem passada falando-se Português, Francês e Inglês.
De manhã e depois das despedidas, foi tempo de partir para Berna onde a Lee nos esperava.
Já na estrada, tempo para apreciar a magnifica paisagem e andar devagar, pois na Suíça existem mais radares que placas informativas :)
Já em Berna e depois de um almoço em casa da Lee , fomos então passear num belo parque existente perto da casa dela.
Algumas fotos para partilhar igualmente com vocês!
Depois de um jantar com a família da Lee (Portuguese food) outra alegre noite estava para vir, com conversas novamente em Português, Inglês e Francês :))
De manhã aproveitámos para dar uma volta pela parte velha da cidade e tirar mais algumas fotos.
Deixo aqui uma que gostei particularmente e que (quanto a mim) ficou muito bem!
Eram então horas de partir em direcção a Bremgarten, onde a Família Straber nos aguardava.
Gostava de fazer um pequeno comentário sobre o que é conduzir na Suíça, pois embora tenha já mais de 2 milhões de quilómetros feitos em toda a minha vida profissional, nunca, mas nunca me senti tão bem a conduzir como na Suíça, não sei se será por causa de estar de férias e relaxado, ou se é mesmo por causa do civismo que reina naquelas estradas.
Voltando a Bremgarten é a típica aldeia Suíça, pequenina, mas com tudo que é necessário para se viver confortavelmente e em tranquilidade.
O sorriso que recebo a chegar a casa deste casal é reconfortante e representativo do lema do Couchsurfing "criar um mundo melhor, um sofá de cada vez" pois somos rapidamente integrados no seio da sua família e deixamos de ser visitantes, para por momentos fazer parte dela.
Somos convidados a jantar a comida que eles prepararam e de um momento para o outro, quando demos conta eram já quase uma da manhã!
De manhã levantámos o bumbum bem cedo pois fomos fazer uma visita a Zurique, onde infelizmente não nos conseguimos encontrar com a Guida :(
Desta visita a Zurique, ficam aqui igualmente algumas fotos.
Depois de uma manhã passada em Zurique é tempo de regressar a Bremgarten, pois os nossos amigos tiraram a tarde para irem passear connosco.
E na realidade foi um magnifico passeio pois fomos até Schaffhausen e somos contemplados com esta pequena maravilha...
Depois regressámos a Brengcarten para mais uma noite de alegre convívio e salutar harmonia "familiar", desta vez com um típico prato português para o jantar.
Na manhã seguinte, este casal voltou a tirar o dia para passear connosco (foram na realidade incensáveis e espectaculares) e desta vez tínhamos muitos mais quilometros para fazer...
Despedimos-nos de Brengcarten e partimos em direcção a Luzern, onde aconteceu o único percalço da nossa viagem, a nossa máquina fotográfica devido ao calor que estava, decidiu ir tomar banho ao rio!
Lá foi uma máquina com quatro meses ao charco :(
Mas o casal Strebel continuou a tirar fotos com a máquina deles e depois enviou por e-mail :)
Saindo de Luzern, fiquei supreendido (alegremante) com a beleza da paisagem, dirigimo-nos para sul em direcção a Brienz passando por uma cadeia montanhosa pura e simplesmente linda de morrer!
De Brienz seguimos até Interlaken, Grindelwald e aqui despedimos-nos deste fantástico casal.
Foi na realidade um momento triste, pois foram umas pessoas que pela sua humildade, simplicidade e amizade nos surpreenderam pela positiva.
Mas, tínhamos ainda alguns quilómetros a percorrer até Sion onde éramos esperados pelo casal Fabienne e Daniel .
Conduzi desde Grindelwald até Kandersteg e aqui penso que a Miss Relógio Suíço perdeu o medo que tinha de passar por dentro de um túnel!
Colocamos o carrito dentro do comboio e lá fomos nós até Goppenstein, alegres e felizes da vida dentro de um túnel completamente escuro como o breu :)))
Depois foi sempre a andar até Sion, onde um calor abrasador nos perseguia!
Quem lá estava nesta altura sabe perfeitamente ao que me refiro, contrariando algumas vozes que diziam que a nossa presença iria trazer mau tempo...
Depois de sermos calorosamente recebidos pela Fabienne e pelo Daniele passamos um pouco na cavaqueira e fomos dormir cedo, porque o "Little John" estava mais para lá do que para cá!
Na manhã seguinte fui resolver o problema da máquina fotográfica e aproveitar o facto de na Suíça o IVA ser de 7,6 % :))
Depois, partimos então em direcção às montanhas da região e fomos visitar Evolène, La Tour, La Gouille e Arolla, onde a cerca de 2300 metros de altitude, estavam uns "fresquinhos" 29 graus de temperatura!
Estava-se a instalar em nós, aquela sensação de tristeza, pois no dia seguinte estaríamos em Portugal.
No dia seguinte, passámos então por Laussane para dar uma boleia á mãe do Sonhos Milka (avó postiça do João Tomás) e foi altura de nos fazermos á pista.
Como já disse anteriormente, foi uma descolagem um pouco atribulada, com imensa turbulência e o sinal de cintos de segurança colocados, acesso por mais de 45 minutos!
Mas depois de duas horas de viagem, é sempre bom rever esta imagem, que nos faz imediatamente sentir em casa...
Algumas notas finais...
Esta viagem serviu, para além de carregar baterias, para ter um conhecimento real do que era este país, nunca sendo minha ideia, ir desta vez para procurar trabalho.
Assim sendo, a Suíça é um país que corresponde às nossas expectativas, limpo, organizado e onde se vê que as coisas funcionam, onde se pagam impostos mas que se sabe para onde eles vão!
É igualmente um país que gostei, ao qual penso regressar em breve para quem sabe começar uma nova vida e proporcionar ao meu filho e esposa a qualidade de vida que nunca terão em Portugal.
Acreditem que não vejo a mudança de país como uma forma de ganhar mais dinheiro, mas sim como a oportunidade de encontrar a qualidade de vida que todos, como seres humanos, merecemos e não encontramos em Portugal!
Serei eu um sonhador...
Por estranho que pareça, e em jeito de brincadeira, no fim da minha viagem por terras Suíças foi-me aberta a porta, para um possível futuro emprego no país do chocolate, mas esse assunto vai ainda ser discutido em Lisboa nos próximos dias...á volta de umas sardinhas assadas!
Quando menos se espera, as oportunidades aparecem.
Agradeço a todos a paciência que tiveram para ler este enorme testamento, mas achei que deveria partilhar convosco, de forma detalhada esta nossa viagem.
É por isso que criei um blogue, é por isso que vocês cá vêm de vez em quando!
Mais uma vez um grande MUITO OBRIGADO a todos os membros do projecto CouchSurfing que contribuíram na realização desta viagem!
Subscrever:
Mensagens (Atom)