sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Quando o telefone toca?


Não!!!
Desenganem-se os que pensam que o famoso programa de rádio, das tardes de outrora voltou.
Agora, parece (porque eu ainda não vi) que foi trocado por um (menos bom) programa que passa nas madrugadas, de um canal ali dos lados de Carnaxide e que tem a "curiosidade" de ter o mesmo nome.

Mas não, não é este, de maneira nenhuma, o tema desta mensagem.
Ontem andava aqui por casa a fazer umas limpezas (rica maneira de começar umas férias) quando toca o "telegrilo".
Fui ver... era o meu grande amigo Fernando (vejam o seu perfil e leiam as referências, por favor) da bonita, majestosa e enigmática cidade do Porto!
Tive o primeiro contacto com o Fernando no dia 01 de Abril de 2008 (não foi mentira) altura em que lhe dei as boas vindas ao projecto CouchSurfing e desde então, para ser sincero já perdi a conta das vezes que fiquei naquele "little apartmentm 2nd floor" da Rua da Boavista.
O Fernando é daquelas pessoas que conta com uma experiência de vida invejável, alia a isso uma qualidade em vias de extinção nos dias que correm, o melhor de todos os sentimentos, a nobreza de ser um homem puro e bom!
Ele é assim, nasceu com ele, que podemos nós fazer?

O Fernando estava a telefonar para saber se poderia receber cá em casa, uns membros deste projecto, que estavam a caminho de Lisboa e ao ao que tristemente lhe respondi, que era impossivel, pois andava em limpezas e que já não recebia ninguém ia fazer algum tempo.
Mas, no meio da conversa, pergunto-lhe quando é que ele viria cá abaixo (Lisboa) fazer-me uma visita, ao que ele contrapôs de imediato com um... não sei, isto agora é uma correria!
Devo dizer que depois de ouvir o que os meus ouvidos ouviram, fiquei preocupado...
Preocupado porque o número 279, foi o número de pessoas que este bom homem recebeu no espaço de um ano e quatro meses.
O Fernando vive o projecto, dá-se ao luxo de dormir no seu "trono" (umas quatro almofadas em linha, ao corrido da parede) para oferecer o seu quarto e o sofá da sala aos seus convidados, e é assim que ele é feliz!
Reformado, 61 anos de idade sabe o que quer da vida, joga umas belas partidas de xadrez, damas, cartas num clube da vizinhança até altas horas da noite, é isto que lhe dá prazer, é isto que o faz viver!

Admiro este homem, tenho de o fazer, pois (infelizmente) não existem muitos como ele, que abre a sua casa a pessoas de todo o mundo, muitas vezes em situações de "last minute couch" e consegue ser um dos homens mais puros e bons que conheço.
Mas isto tudo para chegar ao ponto desejado, uma homenagem a quem a merece!
E o meu bom amigo Fernando, já merecia que lhe dedicasse umas linhas aqui, companheiro de mesa de umas belas "francezinhas" e de uns valentes "metros de cerveja" no Restaurante Diu, confidente sobre variadíssimos temas e personagens, um excelente homem e um grande amigo.
Este é o verdadeiro Embaixador do Couchsurfing, não do Porto mas sim do Mundo, ao contrário de muitos que o são, só para ostentarem no perfil uma bandeira amarela, este homem é a vida de um maravilhoso projecto, e é sua vida!
Vocês já repararam que, além de ter recebido aqueles membros no Porto (em sua casa) ele estava preocupado onde é que eles poderiam ir dormir na noite seguinte?
Daí que me ligou, como já tinha feito o mesmo para outros membros deste projecto...
O lema deste projecto é "
Participate in Creating a Better World, One Couch At A Time" e o Fernando é feliz a fazer os outros felizes!

Pode-se ler no seu perfil "...Desde Abril de 2008, até 7 de Agosto de 2009 eu viajei através de todo o mundo, apenas estando dentro do meu apartamento, sem sair e estando com 279 fantásticas pessoas de 58 Países...SIMPLESMENTE FANTÁSTICO, PESSOAS MARAVILHOSAS NO MUNDO INTEIRO!..."
É sem dúvida o seu mundo, sem dúvida melhor quando tem a casa cheia de gente, e tenho de o dizer publicamente...

Um dia (infelizmente) o mundo vai ser diferente sem o Fernando!

Obrigado Fernando, por fazeres parte deste mundo maravilhoso, deste mundo onde te destacas pela diferença, onde te destacas pela humildade, pela amizade e pelo teu sempre "carinho e amor" pelos outros.
Já agora, quando passarem pelo Porto, de certeza que a casa dele, será a vossa casa, apareçam e conheçam o Fernando!
Com um pouco de sorte e PERHAPS ele leva-vos a comer umas maravilhosas sardinhas assadas, acompanhadas pela melhor salada de pimentos que alguma vez comi em toda a minha vida, e isto tudo, num sitio que só ele sabe...

Obrigado por seres como és, por seres meu amigo!

1 comentário:

Nuno Oliveira disse...

Depois do que escreveste sobre o Fernando, não foste capaz de arranjar um espacinho para os amigos dele?

Ainda eram capazes de ajudar nas limpezas :P