quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Lisboa abandonada

Ontem, tive de fazer o percurso entre o Castelo de São Jorge e a Rua de Santa Marta, tendo descido ao Rossio e seguindo pela Rua das Portas de Santo Antão, Rua de São José e finalmente chegando ao destino...um pouco quentinho!
Mas, neste percurso fiquei espantado, preocupado e apreensivo com o numero de casas comerciais que se encontram fechadas nesta zona da cidade. Muitas delas, conhecidas da minha infância são hoje autenticas casas fantasmas, de portas fechadas, vidros partidos, sujas e com um aspecto de meter medo. Ou estão neste estado, ou são tomadas de assalto pelos comerciantes Asiáticos ou por Associações Culturais com nomes estranhos, como por exemplo a CREW HASSAM !!!
Fiquei triste, principalmente porque conheci muito bem o que era esta zona e no que ela se transformou passados alguns anos.
No meio de tanto comércio fechado e abandonado, nota positiva para uma Leitaria daquelas mesmo antigas (que nos transporta imediatamente para o inicio do Sec. XX )com balcão de mármore e mesas quadradas de madeira já comida pelo passar dos anos, que continua aberta e com clientes.
Recordo com nostalgia os passeios que dava por ali quando tinha os meus dez anos de idade!
Porra, já vou nos 35...estou a ficar velho :))
Hoje vou fazer o mesmo percurso, vou ver a minha avó (85 anos) que todos os anos decide ir passar uns dias de férias aos Hospitais Públicos ;)
Decidiu correr os 2 Km barreiras e os corações (o verdadeiro e o artificial) não acharam muita graça. Mas agora está melhor, espero que lá esteja pouco tempo, porque senão, sou eu que vou ter muito de andar, LOL
Igualmente nota positiva para o Hospital de Santa Marta que não se parece nada com o que já foi, munido agora de umas instalações quase "novas", um horário alargado para visitas e uma maior humanização para com os doentes que lá se encontram.
Sim, são doentes, não estão ali porque querem (tirando a minha avó e as suas férias de Inverno)e merecem ser bem tratados.
Pergunto-me, se estaremos (finalmente) a entrar no bom caminho?
Espero que sim...

Bem, vou almoçar daqui a pouco, e depois fazer mais 5 km a pé!
Pelo menos hoje não chove :)

1 comentário:

DaJe disse...

Sabes, o mesmo acontece com o Porto. O ano passado olhei para a minha cidade com olhos de turista e foi triste ver como "a parte histórica" da cidade esta tão degradada e abandonada. E não falo apenas do comercio. Também as habitações. Parece uma cidade fantasma em certas ruas.
Da que pensar, aqui é considerado um privilégio viver na "parte velha" da cidade...
A questão é: porque é que continuam a construir blocos e blocos de apartamentos, quando existem casas com uma localização excelente (no coração do Porto) que poderiam ser recuperadas???
Bem, quanto ao resto 35 nao é nada!
E espero que a avó volte depressa das suas férias anuais! ;)

Cheers*