quinta-feira, 30 de abril de 2009

I R S - Uma nota positiva


Vou hoje falar do famoso Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, mais conhecido por IRS.
Este ano, o Governo Português comprometeu-se a reembolsar os contribuintes um mês depois da entrega da declaração anual, caso esta fosse feita pela Internet.
Eu juro que, não tinha intenções de dizer mal, mas ao escrever esta mensagem, outras coisas começaram-me a passar pela cabeça...
É certo que este ano as coisas funcionaram muito bem, e ao fim de um mês e meio (15 dias depois do previsto, mas indemnizado por juros de mora) já cá tinha o dinheiro no meu bolso, até aqui, só tenho de dar os parabéns á máquina fiscal pelo esforço que fez, para reembolsar os contribuintes num prazo razoável.
Esforço este, segundo se diz, é devido á actual crise que atravessamos, e á necessidade urgente de dinheiro que os portugueses precisam de ver nas suas carteiras.
Agora não posso deixar de criticar, que, durante estes anos todos, os anteriores governos tenham utilizado milhares de contos (na moeda antiga), e agora de Euros pertencentes aos contribuintes, tendo estado os mesmos (possivelmente) a render juros em instituições bancárias, sem o zé povinho ganhar nada com isso!
Se fosse ao contrário, os contribuintes teriam de pagar altas multas e juros de mora.
Portanto não fizeram mais do que a obrigação de uma pessoa (que se intitula) de bem, mas infelizmente com muitos, muitos, muitos, anos de atraso.
Bem, mais vale tarde do que nunca!
Para o próximo ano se comprometam em reembolsar, aqui o "povo" em quinze dias, que a malta agradece...

Sem comentários: