quarta-feira, 8 de abril de 2009

Para os meus leitores que estão no estrangeiro

"Caro amigo:

Que tal corre a tua vida? O trabalho vai bem?
Aqui por Portugal andamos todos bem. De facto, o Engº Sócrates trata-nos muito bem. Não temos queixas dele.

E não acredites nas notícias que afirmam que em Portugal há desemprego. É tudo mentira. Não passa de mais uma estratégia da oposição para ver se consegue derrubar este governo maravilhoso e que nos tem tratado muito bem.

Também não acredites na história que o Eng.º Sócrates é corrupto e que tem primos na China. É tudo provocado por forças ocultas. Mas esse problema também já está resolvido, porque o nosso Eng.º já esteve a falar com o Padre Fontes e parece que com duas rezas fica tudo resolvido.

Também não acredites que o nosso Ministério Público anda a ser investigado por suspeitas de ter parado o caso Freeport de propósito. Isto é tudo provocado pelos Ingleses que, com cartas rogatórias, querem ver se põem outra vez em vigor o Tratado de Methwen, pois ouvi dizer que andam com panos a mais e vinho a menos. Se não acreditas no que te digo, fala com qualquer professor que esteja a dar aulas em Portugal. Adoram a Ministra da Educação. De meia em meia volta, até fazem cortejos lindíssimos, com faixas e camisolas com a fotografia dela.

No outro dia disseste que na empresa onde trabalhas, te tinham oferecido um portátil para trabalhar. Vê lá tu, que agora em Portugal oferecem-te um computador no primeiro dia de escola. Chamam-lhe "Magalhães" e são mesmo resistentes. Até já vi alguns a boiar no rio, como o navegador do mesmo nome.

Também já deves ter ouvido falar na grande reforma da Saúde em Portugal. Já fazia falta. Consistiu, sobretudo, em eliminar hospitais e serviços que não faziam falta. Olha, por exemplo, para o nosso caso. Para que é que precisamos de maternidade, se temos uma auto - estrada sem curvas, que liga sítios como Castelões e a Agrela a Vila Real, e ambulâncias com suspensões maravilhosas, nas quais os bebés podem nascer a 140km/hora e com todo o conforto.

Outra coisa que é falsa, é a suposta onda de crimes violentos que assola Portugal. Aliás, como é que isso pode ser possível, quando temos um polícia em cada esquina? Vê lá tu que há algum tempo atrás fui parado pela GNR três vezes na mesma estrada e, tal é a eficácia da nossa polícia, que fui multado nas três vezes, pela mesma coisa. É assim mesmo.

Se virmos bem as coisas, um dos culpados pelos pouquíssimos crimes que há em Portugal sou eu. A razão é simples: Se não me tivesse esquecido do bilhete de identidade em casa, os vinte agentes que me pararam das três vezes poderiam estar a tratar outros problemas mais importantes. Mas não. Tive que ocupar o precioso tempo dos agentes, coitados, com esta parvoíce. E tiveram toda a razão do mundo, quando me disseram que a carta de condução, o cartão de contribuinte, o cartão de eleitor, o cartão de titular da ADSE, o cartão de utente e o passaporte não eram elementos suficientes para me identificar. É assim mesmo. A lei é para cumprir por todos, até pelo Primeiro - Ministro, disse-me um dos agentes. Acredita que desde que o agente me disse isto, que redobrei a minha confiança no sistema judicial português.

De facto, a justiça em Portugal é justa e célere. É só pensar no caso "Casa Pia" e que, não obstante só terem passado uns anitos desde o seu início, já noticiaram que o julgamento está quase a chegar ao fim. Um verdadeiro recorde. Notável.

Assim, já sabes, quando quiseres dá um salto a Portugal, pois o país está cada vez melhor para visitar.

Agora tenho de parar de escrever, pois tenho de voltar para a terapia de choque.

Ah! É verdade...mudei de morada!
Agora, a nova é:

Estabelecimento Prisional de Caxias Oeiras
Caxias
2780 PAÇO DE ARCOS.


Até nisto o Primeiro-Ministro é um porreiro, pá. Chamei-lhe aldrabão e ele, além de não ficar chateado, ainda me deu estadia com tudo pago.

Abraço

Zé Povinho

P.S.: Antes de entrar em Portugal, vê se tens as unhas dos pés cortadas e limpas, não vá a ASAE estar no aeroporto."

1 comentário:

Filipe disse...

Grande "retrato" do atual Portugal...muito bom! eheheh