terça-feira, 5 de maio de 2009

Desculpe Senhor Ministro, mas ainda não tinha reparado?


O nosso querido Ministro das Finanças (Teixeira dos Santos) diz que se trata de uma séria recessão internacional!
Mas ainda não tinha reparado nisso, Senhor Ministro?
Isto tudo porque segundo as Previsões de Primavera da Comissão Europeia, o endividamento público português deverá atingir, no final do ano, os 75,4 por cento da riqueza criada no País, e o défice os 6,5 por cento.
Mas se calhar estas são as boas noticias, pois para 2010 as coisas ainda vão piorar mais, segundo previsão do mesmo organismo, que adianta que o endividamento deverá ultrapassar os 81 por cento do PIB e o défice a atingir os 6,7 por cento.
O que quer isto dizer?
Quer dizer que as contas públicas vão agravar-se ainda mais, as exportações vão baixar e o desemprego vai continuar a aumentar.
Convém salientar que em Portugal, o desemprego já está de momento nos 8,5% e que se prevê que até ao final do ano, este valor venha a aumentar para os 9,1 e que será em 2010 de 9,8%.
Para agravar isto tudo, todos os países estarão a sair aos poucos da crise, exceptuando, claro está Portugal que só para meados de 2011 é que começa a sentir algum alivio neste sentido.
Agora pergunto eu, que merecemos nós, para sempre, em tudo, ficarmos na cauda da Europa?
Até na porcaria da crise, estamos em último lugar...
Valha-nos os nossos magníficos políticos e os megalómanos investimentos públicos que querem fazer!
Novo aeroporto, terceira ligação sobre o Tejo (para meterem mais carros no já caótico transito citadino) e a jóia da coroa...o TGV!
Será que ainda ninguém percebeu que não vale a pena fazer um linha de alta velocidade para ligar Portugal a Madrid em TGV, se o "passageiro" terá de gastar mais do dobro do que se viajar de avião?
Será assim tão difícil de entender isso?
Mas vem ai eleições, pode ser que as coisas melhorem, por obra e graça do famoso, Espírito Santo...ou (Teixeira) dos Santos

1 comentário:

Unknown disse...

lool muito bom...é triste ser sempre assim com Portugal...temos de andar sempre "atrás" dos outrus países em tudo. vai aumentando a vontade de deixar Portugal em busca de um futuro melhor fora...
cumps